segunda-feira, 20 de junho de 2011

Resenha: A Noite dos Mortos Vivos - Um debate de direitos sociais, com zumbis?!?



Filmes com zumbis são tão antigos quanto o cinema. Temos registros de filmes com a temática zumbi (ainda que nesses filmes os zumbis fossem sonâmbulos e/ou zumbis decorrentes de vodu) desde a década de 20.

Em 1968, o diretor George A. Romero lançou seu filme, Noite nos Mortos Vivos (Night of the Living Dead). Um filme despretencioso, independente e em preto e branco, feito com um orçamento de U$114.000.

O filme tem a temática (então original) que hoje tanto vemos. Um grupo fica isolado enquanto centenas de zumbis de origem desconhecida cercam o local. Os conflitos internos entre os sobreviventes dão o tom do filme, com céticos relutantes em acreditar que mortos estão novamente caminhando e, pior, tentando devorar pessoas. Além destes, sempre existem aquelas brigas pra definir de quem é a liderança e se haverá alguma.

O filme foi lançado em meio ao então atribulado movimento negro americano dos anos 60. Martin Luther King e Malcom X haviam sido assassinados pouco tempo atrás e o debate ainda era vivo na sociedade americana. O lançamento de um filme onde um negro assume a liderança de um grupo totalmente composto por brancos causou repercurssão imediata entre a mídia, que taxou o filme de "subversivo" por tratar sultilmente (ou nem tanto) de temas como como família, guerra fria e feminismo.

Tornou-se um marco entre filmes de terror com uma mensagem subliminar que mexeu com a sociedade da época. Segundo os críticos, os espectadores se sentiam desconfortáveis de alguma maneira ao assistirem ao que se passava na tela. Seja pelo racismo inerente à sociedade naquela época ou seja pela forma como retrata pessoas de classe média se tornando estúpidos e covardes diante de uma ameaça onde não se pode contar com a proteção do governo.

O final do filme é surpreendente e tão digno de nota quanto todo o resto. Não vou dar um spoiler sobre o filme, já que como fã de filmes dessa natureza, cada um deve se sentir na obrigação de assistir a este clássico que se tornou a primeira pedra na construção dessa modalidade de cinema que hoje nos traz tantas gratas surpresas. Ok, algumas nem tanto, mas ainda assim, foi um marco por mostrar que não se faz necessário um investimento de milhões de dólares para se conseguir contar uma boa e perturbadora história que pode mudar a forma como as pessoas enxergam o cinema.

Sem mais. Assistam!!

0 comentários:

Postar um comentário