sábado, 11 de junho de 2011

Resenha: Orgulho e Preconceito e... Zumbis!?!?

                                                                     "É uma verdade universalmente aceita que um zumbi, uma vez de posse de um cérebro, necessita de mais cérebros."

Começo avisando. Se você ainda não leu o romance original, NÃO LEIA!!! Orgulho e Preconceito e Zumbis aperfeiçoou a história original, deixando-a ultrapassada, fique só com ele.

Orgulho e Preconceito e Zumbis (Pride and Prejudice and Zombies) é uma sátira do livro de Jane Austin, Orgulho e Preconceito. O livro tem como pano de fundo uma guerra que vem sendo travada a décadas entre humanos e zumbis. O co-autor, Seth Grahame-Smith adicionou estes elementos zumbis às histórias românticas e dramáticas que correm como tema principal.

A históra se concentra em Elizabeth Bennet e suas 4 irmãs. Elizabeth é a segunda mais velha, atrás de Jane. Treinadas desde crianças nas artes mortais Shao Lin para combater a praga zumbi que assola a Inglaterra, as irmãs Bennet são as mulheres mais letais da Inglaterra. A história traz o drama e o romance da história original, com vários encontros e desencontros, decepções e enganações, mas com ninjas e golpes de kung fu trazendo mais emoção e muito, muito sangue às cenas principais.

A narração mantém a mesma linguagem da obra original, de 1.813, ajudando a ambientar melhor o leitor, em poucas páginas você vai achar a coisa mais natural do mundo quando os personagens falam sobre mensageiros devorados no caminho ou mulheres afiando espadas katana. Nada pra se estranhar.

Mesmo com a adição destes elementos, o desenvolvimento e amadurecimento dos personagens continuou como na história original. Algumas alterações mais drásticas com desfechos menos felizes também contribuíram para que esta sátira acabasse tendo uma identidade própria. A história é envolvente e você se verá torcendo contra ou a favor de vários personagens, o fator empatia realmente funcionou.

Em 2009 foi anunciada a possibilidade de que o livro se tornasse um filme. As informações ainda são escassas, mas é quase certo que o livro, que foi um best seller quando do seu lançamento se tornará um filme. Só aguardar.

Alguns puristas claramente não irão gostar do livro e torcerão o nariz para algumas cenas mais "gore", mas felizmente, estes puristas foram uma minoria que não barrou o sucesso desta obra.

A obra é obrigatória na estante de qualquer fã de zumbis. Além da prequel "Pride and Prejudice and Zombies: Dawn of the Dreadfuls" e da continuação "Pride and Prejudice and Zombies: Dreadfully Ever After" (ambos de autores diferentes e não lançados no Brasil) foi lançado uma Graphic Novel com ilustrações coloridas do livro. O autor ainda escreveu "Abrahan Lincoln - O Caçador de Vampiros".


Orgulho e Preconceito e Zumbis - Ed. Intrínseca - R$20,00 (média).

0 comentários:

Postar um comentário