sábado, 18 de junho de 2011

Das dicas para lidar com a ameça zumbi - Parte 1

Todos os dias, o @umzumbipordia dá uma dica resumida no Twitter sobre formas práticas, úteis e (ir)responsáveis de fazer com que você se mantenha vivo(a) diante de um mundo em que você se torna parte passiva da cadeia alimentar de um novo e mais letal predador.

Nos sábados, faremos um compêndio com as dicas já dadas, de forma a complementar o conhecimento já adquirido, então, aqui vão:


1) Armas de concussão (pés de cabra, de preferência) estão "in". Armas de corte, "out". Um grande "nonono" pra espadas.


Sejamos práticos. Quando a hora chegar, você não vai estar preparado. É um fato, somos brasileiros e jamais fomos conhecidos por fazer as coisas imediatamente. Como é de praxe, você não terá ido comprar suprimentos não perecíveis, você não terá comprado armas de fogo que exigem uma burocracia tremenda e muito menos treinado com elas por tempo o suficiente pra se tornar um atirador classe "A" que pode atingir a cabeça de um zumbi a 200m de distância e, acima de tudo, você não terá habilidades ou condicionamento físico para manejar agilmente uma espada katana entre uma horda de mortos-vivos.

Acima: Não você...

Dessa forma, não invente. Um martelo e adrenalina podem fazer o trabalho pela facilidade de uso. Não é preciso ser nenhum cientista para subir e baixar o braço com força o bastante para deixar que o metal sólido faça um estrago sobre um crânio. Então, mantenha a coisa simples e você se manterá vivo.


2) Você não precisa correr muito para se manter a salvo dos zumbis. Só precisa correr mais rápido do que os outros humanos nas proximidades.

Uma das consequências do fim da sociedade é o fim do contrato social que existe e nos mantém na linha. Alguns dirão que é religião, outros dirão que é o bom senso e o bom caráter, mas todos sabem no fundo do coração que impede o que a psicopatia existente em cada um se manifeste é o bom e velho medo do castigo.

Não vamos entrar no mérito de teorias Foucaltianas ou de sociologia aqui, mas é fato que a boa e velha punição exerce um controle social sobre nossas ações que nos impede de cair na anarquia.

E quando a o tecido social for rasgado pelas garras dos zumbis? Bem...



Desculpa, vó...


Olha, nesse momento, é bem provável que seu nível de heroísmo caia para algo em torno de -300 (vamos admitir, você já não era nenhum Batman). Seu instinto básico de auto-preservação vai berrar na sua cabeça para que você se mantenha vivo a todo o custo. Claro, existirão aqueles que irão enfrentar multidões de zumbis para salvar aquele cãozinho encurralado, mas você sabe que eles estão fadados a se transformar em almoço.

Quando você estiver fugindo, verá que o ritmo daqueles ao seu redor fugindo com você não é o de alguém que joga em equipe, mas sim o de alguém que só quer correr mais do que o potencial almoço ao lado dele para que você e não ele se torne a refeição daquelas coisas ali atrás. Então, porque diabos fazer menos do que o absolutamente possível para ultrapassar esses egoístas?


3) Habilidades garantem lugar seguro no grupo de sobreviventes. Fazer fogo, caçar, achar água, SIM. Roubar senha do orkut, trollar fóruns, NÃO.

No momento que um grupo de sobreviventes estiver estabelecido e razoavelmente seguro, as figuras de liderança surgirão. Você não precisa ser nenhum herói ou Rambo para ter seu lugar garantido no grupo, mas você sabe que no momento de desespero, alguns serão mais dispensáveis do que outros.

Oi Nelson. Olha, a nossa comida acabou e...bem... Você tem alguma doença contagiosa?


A sociedade contemporânea criou humanos que trabalham em áreas superespecíficas e não se preocupam muito em aprender ofícios secundários. Em uma grande cidade, poucos são aqueles que possuem habilidades que poderão ser aproveitadas em uma nova forma de civilização onde energia elétrica e internet se tornarão uma doce lembrança nos corações dos nostálgicos, esfarrapados e fedidos sobreviventes.

Assim, aqueles com conhecimentos de agricultura, caça, engenharia (de verdade e não as "teóricas") e sobrevivência serão os mais valiosos membros de sua equipe. Serão aqueles que fornecerão os meios para que um grupo sobreviva e prevaleça.

Hoje, com a Internet e com o vasto conhecimento inútil do qual dispomos, nada mais fácil do que aprender algumas habilidades manuais que possam vir a te garantir esse lugar. Não vai te matar aprender a fazer fogo com gravetos, achar água ou rastrear animais. Bem como cultivar vegetais simples, construir abrigos temporários e navegar um mapa. Além de aprender teoricamente, botar em prática e aperfeiçoar para que quando necessário, você não se veja com uma teoria inútil sem habilidade manual para pôr em prática.

Ah! E umas abdominais também não irão te matar...

Com isso, você não correrá o risco de ser a próxima isca viva durante o mirabolante plano de fuga de sua equipe que necessita de um sacrifício (não tão) voluntário.

Imagem por: SteveofCaley
Acima: Você!! Programador em C++...


Mais dicas sobrevivência?

2 comentários:

  1. Abdominal? Que coisa inútil.
    Melhor fazer uma dieta para não ter tanta gordura.
    E agachamentos, flexões e barras são muito mais úteis.

    ResponderExcluir
  2. aprender técnicas de sobrevivência já dá pro gasto

    ResponderExcluir