terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Vamos escrever uma história de zumbis?

Depois do hiato de 4 meses, eis que retornamos à nossa programação normal. Mas não pensem que nesse período estive descansando ou que me esquivei de minhas responsabilidades como orientador de toda uma geração de sobreviventes ao apocalipse zumbi, nope...


Imagine que atrás de mim existem pilhas e pilhas de zumbis mortos...



Durante minhas fér... digo, meu árduo treinamento incessável, coloquei a leitura em dia e, cara, como existem livros de zumbis novos no mercado. Alguns muito bons como "Celular", de Stephen King, outros muito (muito, muito, muito) ruins como "Sangue Quente", de Isaac Marion. Os filmes também não ficaram para trás. Diversas adaptações estão vindo por aí para se somar aos clássicos. Outras servirão como escoras de porta, cumprindo sua função social.

Mas, se vamos escrever uma história de zumbis, que tipo de linha deveremos seguir?


1) Zumbis não são galãs adolescentes...

Veja bem, não tenho nada contra quem quiser tirar uma graninha com um gênero que está em ascendência, como é o caso dos zumbis. Afinal, depois que os zumbis homo-afetivos de Crepúsculo terminaram, as adolescentes histéricas estão atrás de um novo ídolo para colar em suas paredes.

Ele não toma banho há 20 anos. Pense nisso enquanto estiver colando o pôster...


Mas quando você pega uma criatura e distorce completamente todas as características que fizeram dela o que ela é, você poderá encontrar alguma resistência entre os fãs mais ortodoxos.

Eu admito, é engraçado ver a coisa sob o ponto de vista de um zumbi, o ótimo livro "So now you're a zombie" deixa isso bem claro, mas a partir do momento em que você coloca um zumbi que absorve memórias de uma vítima que passa a "morar" dentro dele (começou) e que então se apaixona pela namorada desta vítima, a coisa começa a tomar um rumo desconfortável.

Dar a eles emoções e comportamentos decorrentes dessas emoções é fugir demais da criatura...


2) Zumbis não são seres superpoderosos



Uma das coisas interessantes sobre zumbis é que são os monstros mais simples que nossa imaginação pode conceber. Eles não passam por transformações físicas como lobisomens ou vampiros, eles não precisam de magia para aterrorizar. Os zumbis são simplesmente seres humanos que deixaram de pensar e que agora são movidos pelo instinto mais básico de qualquer criatura: Se alimentar.

Então, quando o autor dá aos seus zumbis poderes como os de Goku para explodir tudo (Resident Evil 3 em diante), pode-se perder uma parte importante de seu público.

O principal poder dos zumbis é o de se reunir em grandes números, serem incansáveis e claro, se esconderem absurdamente bem por detrás de portas...

Se pelo menos alguém tivesse avisado...


3) O personagem principal não é um super agente da CIA

O apocalipse zumbi vai acontecer para todos, mas pode ser um fator desencorajador que somente os mega badass consigam sobreviver a ele. As melhores histórias de zumbis são aquelas em que o personagem principal é só um sujeito (ou sujeita) que foi pego no meio da confusão e só quer sobreviver. Você torce por um personagem assim que, afinal de contas, poderia ser você. O agente super-treinado em artes marciais e atirador de elite de uma agência de segurança super secreta? Esse pode se f... Na verdade, esse DEVE se f... Por que? Porque somos invejosos, oras...

Morra... ninguém gosta de você.



4) Menos é mais. Não explique demais seus zumbis.

Outra coisa importante sobre a mística dos zumbis é que ninguém sabe ao certo quais são suas características. Os mestres nisso? Posso citar o mestre Romero, que nunca explica exatamente como se originaram seus zumbis ou como eles funcionam exatamente. Outro bom autor em deixar as coisas misteriosas é H.P. Lovecraft, pai de Chtulu. Os zumbis dele aparecem, te matam e, por que? Porque dane-se, oras...

Estava indo ao banheiro e BAM!! Zumbis... Por que? Como? Quando? Não interessa...


Mas claro, explicações superficiais não são proibidas. Pode-se dizer que foi um vírus, uma superbactéria, um agente alienígena, que seja. Só não tentemos entrar em detalhes demais como funcionamento metabólico ou reprodução sexuada.

Não zombe. Você achará ela atraente em alguns anos...


5) Não se esqueça de alguns clichês

Claro que as histórias de zumbis são essencialmente panos de fundo para uma historia que se passa no nosso dia a dia. Se você tira os zumbis, a história que se passa ainda poderia ser boa. Em "Noite dos Mortos Vivos", temos uma excelente história sobre liderança em momentos de crise, intolerância e egoísmo. Se não fossem zumbis, poderia ser uma guerra nuclear, uma ameaça terrorista, invasão alienígena. A história continuaria boa. Da mesma maneira, zumbis melhoram qualquer história, como vemos em "Orgulho, Preconceito e Zumbis".

Não precisa agradecer, Jane Austin...


Assim, não se esqueça das cenas clássicas de dúvida do personagem principal em matar seu primeiro zumbi, atirar em seu amigo/parente infectado e a descoberta de que sua amada é agora um zumbi.


6) Curas e escapadas milagrosas devem ser descartadas

Finalmente, a não ser que o alvo de sua história tenha a atividade neural de uma porta, não o trate como idiota. Se você colocou seu personagem em uma situação inescapável, tenha a dignidade de matá-lo, ou de no mínimo, arrancar um membro dele para que as pessoas se lembrem de que ele é humano e que você não está dando aquela forcinha pra ele. Este recurso é conhecido como deus ex machina e é muito utilizado por autores ruins, que perdem a noção e o usam a cada esquina (vide o livro "Cidade dos Mortos" onde amigos surgem do nada, telhas se quebram providencialmente sob os pés dos zumbis e balas perdidas atingem as cabeças dos mortos vivos do nada, eu cheguei a pensar que era tudo um sonho do cara e que ele já estava morto).

A munição infinita de Hershell foi um bom exemplo...


Além disso, vacinas demoram meses, ou até anos para serem produzidas em condições normais (como visto no filme "Contágio"). Produzir vacinas em série para toda a população mundial em poucas semanas (ou horas, como visto em "Epidemia") é chamar seu leitor de imbecil e tirar uma foto sua mostrando o dedo para ele no final de seu livro seria uma saída mais honrosa.


Ei... publicaram meu livro...


Ah sim, e aqueles que já foram infectados são carne morta. Não há salvação para eles ou o item nr. 5 seria jogado no lixo.

Mas você pode sempre cloná-los para as continuações...




Então, se vou escrever um livro de zumbis, seria algo mais ou menos assim:

CIDADE Z (TEM QUE TER UM "Z" NO NOME)

João (porque quando traduzirem meu livro para o inglês, podem chamar ele de John e não Passolargo) está preso no trânsito dentro de um ônibus lotado quando de repente, uma passageira que estava tossindo muito começa a ter uma convulsão e se torna um zumbi e passa a morder os demais passageiros que se transformam em zumbis em poucos minutos. O pânico se instaura no ambiente e o motorista do ônibus se recusa a parar por não ser o ponto. João então realiza o fetiche de milhões de brasileiros e puxa a alavanca que teoricamente jogaria as janelas no chão e que, choque, não funciona. João então, junto com alguns outros, foge pela entrada de ar na parte superior do ônibus, abandonando sua filha, Maria (Mary) que é cega (drama) e se perdeu no meio do caos.

NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!!!!!


João percebe que toda a sua cidade está sendo aos poucos tomada pelos mortos vivos e decide terminar o trajeto até o seu trabalho para que possa bater o ponto e não perder o dia e em seguida, voltar para casa. Após bater o ponto e matar quase toda a sua equipe de trabalho, João decide voltar para casa, mas no caminho, decide ajudar um jovem (Carlos => Charlie) que foi encurralado. Ele falha, o jovem Carlos é mordido e João tem que matá-lo, mas não antes de jurar a este jovem desconhecido (por quem desenvolveu um forte laço de amizade em pouco mais de 3min de convivência) que cuidaria de sua cachorrinha, Fofa (Fluffy) para sempre.

NUNCA SE ESQUEÇA DE MIM!!!


João então deixa de lado sua prioridade de encontrar e salvar sua esposa Catarina (Katherine), grávida de 8 meses porque teria que explicar porque abandonou sua filha Maria, cega e sozinha e, escolhendo a saída mais fácil, vai ao pet shop buscar Fofa e, novamente, matando todos os zumbis que ali existem, descobre que Fofa acabou de dar a luz a 12 filhotinhos e que Fofa, uma Beagle de 11 anos de idade, tem enfisema e somente 2 patas. Além disso, um dos filhotinhos é surdo e outro tem câncer.

Óóóóunnn... ^.^


Apesar disso, João atravessa a cidade protegendo com a própria vida a cãzinha Fofa e todos os seus filhotes, usando um ou outro ocasionalmente como isca de zumbi, ele chega até sua casa juntamente com Fofa e os 4 cãezinhos restantes e descobre que sua esposa foi transformada em zumbi, mas que o bebê nasceu prematuro e foi salvo por seu vizinho, Pedro (Peter) e que juntos, irão enfrentar todas as dificuldades para proteger Fofa e seus filhotes, em memória do jovem Carlos (quem?).

Após fortificarem a casa e garantirem que nenhum zumbi entraria, João e Pedro estudam um mapa da região para buscar medicamentos para o filhote com câncer e um novo balão de oxigênio para Fofa, o telefone então toca e a filha de João, Maria diz em uma voz sussurrante: "Rosebud!!"... Após isso, silêncio na linha...



João olha o horizonte, nuvens de fumaça negra sobem em diversos cantos da cidade e pessoas gritando são ouvidas à distância...

Fim do primeiro livro...

NÃO ROUBEM MINHA IDÉIA!!!

Curta a página no Facebook e siga-nos no Twitter...

23 comentários:

  1. A historia esta ficando boa, apesar de não fazer muito sentido ( no fundo nenhuma historia de zumbi faz muito sentido)
    ela esta com todos os cliches necessario para render um filme...
    otimo trabalho

    ResponderExcluir
  2. sabe, a pior coisa dos zombies é que a infecção usualmente so é transmitida pela mordida dum zombie, mas, como o agente causador da zumbificação é um virus, ele pode ser transmitido pela contaminação da água, alimentos e ar, seria mais convincente é que a rede de abastecimento de água da região ou cidade foi contaminada e de repente a maioria das pessoas, principalmente as pessoas com a saude mais fragilizada, tiveram meningite viral que, dentro de 24 horas, culminou num derrame cerebral e morreram, vindo a se tornarem zumbis em todo lugar, principalmente em hospitais e levando-se em conta que 0,5% da população é imune à algum virus pela resistencia genética, explica-se os casos de sobreviventes. Nua pandemia, o meio de transmissão seria o ar e os resistentes seriam tambem transmissores do virus e mesmo que eles fossem alugares não infestados, rapidamente varios casos surgiriam, que tal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes a infecção não é transmitida pela mordida,as vezes a pessoa tem o vírus,só que quando a pessoa morre,acaba se transformando

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. eu vi num blog(ou site) uma coisa bem legal as 5 formas da ciência causar um apocalipse zumbi e teve teorias cogitáveis uma delas era um virós ou parasita que fásia as pessoas ficarem descontroladas e matar umas as outras sem do nem piedade porem essa doença ainda tem cura ao não ser claro que no livro você faça pequenas modificações he he he he, isso daria um ótimo livro se bota cimos muito sangue realismo ao xetremo(mortes mortes mortes morte)e claro muitas mulheres gravidas, crianças deficientes e um cara na cadeira de rodas que com uma shotgun na mão morreria pelo grupo.alem de incluir um grupo militar que aparece no final do filme e claro focem destroçados por zumbis(de esperança a eles e depois tíria de suas mãos frias e a destrua)mais claro depois faça um final nada besta (como o final de efeito borboleta) e deixe uma brecha enorme para continuação.a claro no ultimo livro/filme todo mundo morre e só vive o zumbi do artista principal que foi mordido de uma forma besta e naultima pagina ffffffffuuuuuuuuuuuuu.

    ResponderExcluir
  5. um bom livro zumbis é Apocalipse Z: O princípio do fim!
    Ele conta a história de uma pessoa comum que se vê em meio à uma epidemia de mortos vivos.

    ResponderExcluir
  6. Cara aua história é boa,só que não está com muitos exageiros?!Um cara que abandona uma filha cega,que enfrenta zumbis para sarvar uma cadela,que encontra outro cachorro com duas patas,e que ainda há uns filhotes que ele usa como "iscas",e que um deles tem cancêr!
    E como sua mulher virou um zumbi e não devorou seu pequeno bebe?

    ResponderExcluir
  7. Incentivado por este blog, comecei um blog (bem amador pois não sei nada sobre isso) com uma história, onde os leitores podem sugerir as mudanças no rumo da aventura!

    Por favor, visitem e deem suas opiniões e sugestões!

    http://mundo-z3.webnode.com/

    ResponderExcluir
  8. Cara seu livro vai ser um sucesso. Boa sorte

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Tente pegar referências em algum livro ou série. Tente não escrever o nome do personagen repetidamente. E tbm tente demonstrar a reação do seu personagen quando vê pela primeira vez um zumbi. A reação dele quando terá que matar alguém que ama ou ter que lidar com um momento tenso. Sua personalidade seu jeito de agir. Coloque tbm algo que pareça real tipo minha família está morta e agora, o que vou fazer, me matar ou encher a cara e ficar me culpando porque não fiz nada. Siga o jeito do Rick grimes do Twd. Exemplo: tantas perdas deixaram o homem tão louco e psicopata que ele se tornou alguém ruim. Tipo faça seu personagen ser um fraco no começo que nem a Carol na 1 temporada e com o tempo isso vai mudando com tantas perdas ele(a) vai se tornado alguém BADASS. Imagine vc numa floresta com sua amiga e seu filho carl e um grupo de bandidos tentam matar vc e eles. Vc com tanta raiva mata sem pensar. Morde o pescoço do cara e arranca um pedaço dele como se não fosse nada. Esfaqueia o outro bandido com tanta raiva e começá a ficar com o corpo todo ensanguentado. e seu filho vê isso é se assusta meu pai matando pessoas como quando ele faz com os zumbis. Isso pode chegar ou vai afetar a mente dele  futuramente. Quem sabe isso irá torna-lo alguém perverso por causa do mundo que vcs vivem. Agora é a violência sem limites.  Tente fazer o apocalipse ser algo assustador de verdade tipo ruas cheias de sujeira, árvores caídas, postes quebrados filas gigantes de carros, lugares caindo aos pedaços pelo tempo, mortos por todos os lados e ruas alagadas que nem no jogo THE LAST OF US e não algo estilo resident evil com agentes super treinados que lutam kung fu. Agora vou escrever um pouco da minha série zumbi para terem uma idéia de como seria.(Estou algumas semanas sobrevivendo a algo do tipo que chamam de Apocalipse zumbi, nunca pensei que fosse dizer isso mas, como vivíamos lendo, e desenhando, jogando sobre zumbis brincando, e zoando. Agora me vejo nessa merda. Meus melhores amigos estão mortos minha família, minha namorada Fernanda foi mordida na minha frente e fui um fraco e não consegui defende-lá daquele morto vivo. (Alguns meses depois) Metade desse grupo me quer morto porque não faço nada pra ajudar. As vezes me pergunto como John ( o líder do grupo ) consegue matar sem demonstrar medo ou sentimentos. como matou o próprio amigo como não fosse nada, quero dizer ele foi infectado, eu sei mas tipo ele simplismente colocou a arma entre os olhos do cara e apertou o gatilho. vi o sangue do seu amigo escorrendo em sua cara e ele não fez nenhuma expressão de tristeza ou medo, apenas sorriu com uma cara perversa como se ele quisesse fazer aquilo a muito tempo. (Um tempo depois) antes eu olhava um mundo que tinha pessoas ruins e perversas, claro que agora ficou pior. O problema do ser humano e que acham incrível matar uns aos outros. Hoje sou o líder do meu grupo John o antigo líder foi mordido, matei ele sem pensar apenas apertei o gatilho e fiz o que devia ser feito sem peso na conciencia ou algum sentimento de tristeza. De agora em diante irei matar todos que tentarem fazer mal a meu grupo se caso que para isso Terei que matar todos a minha volta. Não sou mais o garoto fraco de antes. Seguirei as regras cada uma sem reclamar se tiver que matar a pessoa que amo não pensarei duas vezes antes de fazer isso. Ou é matar ou ser morto. E EU, NÃO VOU MORRER... ) o que acharam da minha história. Se alguém quiser pegar essas ideias e quem sabe dar um continuação. essa ideia pode ser o começo pra se tornar uma otima serie zumbi.

    ResponderExcluir
  14. Adorei! Pq são zumbis? Quem se importa? Mata logo td mundo e fim do livro.

    ResponderExcluir
  15. Achei um livro novo de zumbis, online, e parece que os capítulos são publicados semanalmente pelo autor, chama "7 Dias" de J. Moritz, até agora me prendeu bastante..
    pelo menos tem um prólogo muito interessante.


    http://jmoritzoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu estou desenrolando uma história do gênero
    Onde eu poderia publicar para receber críticas para eu ver onde devo melhorar etc....!??

    ResponderExcluir
  17. Olha eu gostei das dicas mas no caso zumbis tem super poderes sim dependendo de sua história igual a minha tem sim e é muito parecida com Resident Evil

    ResponderExcluir
  18. Eu estou criando uma fanfic do Justin Bieber em um Apocalipse, pq cansei de ler as mesmas histórias de sempre "Eu fui em um show, nos conhecemos e casamos" Ou "Ele era um grande mafioso e me comprou em um puteiro" "Ele é meu professor de sl oq e eu precisava de notas, tranzamos e casamos" POR DEUS!

    Li seu blog agora e, realmente, minha historia está ficando bem zumbi cliche, mas para uma história onde se tem Juustin Bieber e Bárbara Palvin, está indo até bem KKKKK

    Cara, sua história é totalmente sem nexo! Bem complexa posso dizer, mas é interessante. Adorei, de verdade.

    Parabéns ai !!

    Spirit: https://www.spiritfanfiction.com/perfil/irongirldonamjo

    ResponderExcluir