sábado, 30 de julho de 2011

Das dicas para lidar com a ameça zumbi - Parte 7

19 - A melhor defesa é o ataque. Antes de lutar com os zumbis, determine de que tipo são. Espertos? Burros? Lentos? Rápidos? Com super poderes?

Sempre que penso em um apocalipse zumbi "ideal", imagino zumbis lerdos, descoordenados e que são abatidos com golpes de pé-de-cabra na cabeça ou tiros certeiros que destruam o cérebro. Essa seria minha visão otimista da situação (sabe como é, espero sempre o melhor...) e acaba por ser uma falha fatal. Você sempre SEMPRE deve esperar o pior...


Sim. Um zumbi pirata e um zumbi ninja montado sobre um tiranossauro rex lutando com espadas... quão maneiro é isso?!?

Os zumbis velocistas do remake de "Madrugada dos Mortos" de Snyder nos mostraram isso. Nem sempre os zumbis serão o que esperamos e naquela situação, o maior medo foi exatamente porque ninguém nunca se preparou para zumbis que agem dessa maneira, correndo pulando e babando desvairados ao enxergarem suculentos humanos à distância.

 Devemos considerar todas essas hipóteses. Não custa nada (aliás, um pouco) se preparar para todos os espectros possíveis de situações e habilidades que um zumbi pode ter, mesmo as mais pouco prováveis de ocorrer. E se eles aprenderem a longo prazo? E se eles se organizarem? E se eles tiverem super-poderes?


E se crescerem metralhadoras giratórias de seus braços? hein? hein? Tudo é possível...



Uma análise de seu inimigo permite que você escolha a estratégia ideal para combatê-lo de forma mais eficaz e com um número reduzido de baixas. Os zumbis são lerdos? Vá para cima, evite ficar cercado e use a doutrina de "one hit, one kill". São rápidos e saltitantes? Vá para um terreno alto com suprimentos e elimine-os um a um de forma organizada e planejada. Eles lançam tubarões que disparam raios laser pela boca? Bem...






20 - Asilos e hospitais podem ser locais seguros ideais. Jogos de tabuleiro, bingos e espaço pra você. Gente velha e doentes pros zumbis.

Que tal um lugar onde você possa se esconder dos zumbis? Onde você poder ter momentos de relaxamento e diversão e que ainda conta com sistemas bio-automáticos de atraso de zumbis?

Não é um sonho. Este lugar existe. Asilos e Hospitais! Crueldade? Claro, mas como já dissemos, que se explodam!!!

Ok... que tal algo um pouquinho menor?

Hospitais podem ser armadilhas mortais. Todos os infectados provavelmente irão procurar ajuda médica e quando os mortos começarem a se reanimar, isso irá ocorrer massivamente em hospitais. Mas ainda assim, hospitais guardam grandes reservas de alimentos e remédios e em um cenário pós-apocalíptíco zumbi onde até mesmo um rolo de papel higiênico é um luxo, uma cartela de antibióticos pode valer um reino e o risco deve ser considerado...


E é claro... médicas...

Dominar um hospital poderá não ser fácil. Procure os de pequeno porte, com menos entradas e mais fáceis de proteger. Seu grupo poderá encontrar alguma resistência, seja de zumbis ou de vivos que tentam guardar o local, mas lembre-se, é bem provável que essa resstência seja composta por enfermeiras e doentes, então, o custo X benefício pode valer a pena.

Vejo potencial...

Um asilo também tem suas vantagens pois geralmente conta com muros seguros e grades fortes para evitar que os velhinhos saiam vagando sem rumo e hortas com alimentos que serão de fundamental importância. Tomar um local desses será uma verdadeira "baba". A resistência existente ali não será capaz de enfrentar um grupo sadio e mostrar aos residentes as evidentes desvantagens de um confronto deverá bastar.

Há exceções...



De qualquer forma, dominado um destes locais, você passará a contar com medicamentos, comida, segurança e aliados temporários, mas lembre-se, eles são só temporários.

Não se deixe levar pela gelatina, pelas noitadas de bingo regadas a gemada e pelas corridas de cadeiras de rodas pelos corredores. Você ainda está em um apocalipse zumbi e fora da segurança aparente das paredes que cercam ainda existem centenas de milhões (ou até alguns bilhões) de monstros com potencial de estraçalhar você em segundos.


Todos têm de fazer sua parte..

Então, esteja sempre pronto para se necessário for, sacrificar um dos (ou todos os) residentes originais destes locais, que irão te fazer ganhar preciosos minutos na sua fuga até o próximo local seguro.


Ou não...


21 - Zumbis lerdos (de Romero) são superestimados. Um terreno íngreme (MG) já será desafio bastante pros zumbis. Acabe com eles sem pânico.

*SPOILERS À FRENTE*

Escrevo isso enquanto assisto à refilmagem de Tom Savini de "Noite dos Mortos Vivos" passando na TCM. E bem, é realmente estressante ver toda aquela gente reunida se borrando de medo por 2 horas até que deixem que os números de mortos-vivos aumentem tanto que eles já não sejam capazes de eliminá-los.

As pessoas da década de 60 realmente não eram exigentes com seus sustos...

Os zumbis lerdos contam com ós números como única vantagem (além é claro, de todo o lance de "não morrer"), todo o resto conspira contra eles. São lentos, não possuem organização, não têm qualquer inteligência e seguem somente os instintos mais básicos, não conseguem se defender e irão pra cima das presas com tudo, sem pesar qualquer consequência.

Eu moro em um bairro onde minha casa fica no topo de um morro e pra chegar até aqui, é necessário encarar uma subida íngreme de 300m. Os vivos chegam até aqui se arrastando, imagino como os mortos chegarão. Isso é um grande alívio quando penso no "Dia Z". Os mineiros estarão seguros em seus morros... mas não poderemos fazer nada pelos brasilienses...


Mas talvez algo de bom venha disso tudo...


Fato é que essa lerdeza característica dos zumbis já foi explorada em "Duckman" (o desenho) e atualmente é explorada em "The Walking Dead", onde Rick e o grupo de sobreviventes que lidera passaram a tomar uma postura mais ofensiva quanto aos mortos ao invés de ficarem se escondendo. O ataque tem se mostrado uma forma eficaz de lidar com os mortos vivos e a eliminação sistemática deles, de forma que não se agrupem em grandes números passou a ser a forma como parece tudo irá dar certo para nossos sobreviventes.

Mas uma imagem vale mais do que mil palavras e acho que essa resume muito bem toda essa questão:


Mais dicas:

1 comentários:

  1. The Complete Moon opposite your signal can make this a extremely
    psychological week. Envision a vehicle tried to move forward in mud
    but is simply spinning wheels. Trust your internal psychic when making choices.


    my weblog ... nyc psychics

    ResponderExcluir