segunda-feira, 11 de julho de 2011

Resenha: Guerra Mundial Z

"A ignorância era a inimiga. Mentiras e superstições, informações erradas, desinformação. Algumas vezes, informação alguma. Ignorância matou bilhões de pessoas. Ignorância causou a Guerra Zumbi. Imagine se soubéssemos o que sabemos agora. Imagine se o vírus dos mortos-vivos tivesse sido entendido como, dígamos, foi o da tuberculose. Imagine se os cidadãos do mundo, ou ao menos aqueles encarregados de proteger esses cidadãos, soubessem exatamente o que eles estavam enfrentando. Ignorância era a verdadeira inimiga, e frios, duros fatos eram as armas." - Guerra Mundial Z

Este é um livro que se você ainda não conhece, vai se cansar de ouvir falar dele em breve. O livro Guerra Mundial Z narra a história de nosso planeta completamente arrasado por uma longa guerra contra zumbis, após a infecção pelo vírus Solanum (o mesmo do Guia de Sobrevivência aos Zumbis), que transforma em zumbis todos aqueles que são infectados por ele.

Um oficial do exército passa a viajar pelo mundo ouvindo o relato de sobreviventes após dez anos do fim da Guerra Z. De líderes a soldados, de Generais a treinadores de cães, de cientistas a traficantes de pessoas, ele ouve a todos e cria uma narratória sobre o começo, meio e fim da guerra, sobre os momentos diversos, desde quando os seres humanos em desespero passaram a fugir e se esconder (O Grande Pânico, como é chamado), até a reviravolta, que culminou com a vitória e retomada do planeta, e o retorno da sociedade, que ainda sente as sequelas da guerra e tenta conviver com essa nova realidade onde zumbis fazem parte do dia a dia.

É clara a crítica à inabilidade dos governos em lidar com a situação e como eles foram os principais responsáveis pela disseminação da doença pelo mundo, se negando a ouvir os especialistas e cientistas quando a epidemia ainda era controlável.

O desenvolvimento do livro é muito bem construído. Com histórias isoladas e personagens cativantes (ou repulsivos), cada história é uma peça do quebra-cabeças que explica como as coisas chegaram ao ponto que chegaram, a quase completa extinção da espécie humana pelos zumbis.

O livro foi escrito por Max Brooks e claramente agradou muito, se tornando um best seller. Pouco depois, foi adquirido pela produtora de Brad Pitt para a produção de um filme (sendo filmado neste agora mesmo) com o papel principal pertencendo ao próprio Pitt. Com um orçamento de U$150 milhões, o filme promete ser um verdadeiro épico zumbi, contando com atores e produção de primeira linha.

Guerra Mundial Z cria um clima onde o leitor pode realmente pensar seriamente em como um pouco de caos em nossa sociedade tão globalizada pode se tornar um verdadeiro apocalipse em decorrência da incompetência e da ignorância humana.

Guerra Mundial Z - Ed. Rocco - R$29,00 (Média)

0 comentários:

Postar um comentário