sábado, 20 de outubro de 2012

H.P. Lovecraft - Porque zumbis são criaturas do inferno e nada mais.

Então, você teme que um apocalipse zumbi destrua completamente nossa sociedade, certo?


Já começou, certo?!?

Mas... e se por outro lado, o horror zumbi ocorrer em pequenas proporções, em situações misteriosas, isoladas e que, exatamente por isso, passem desapercebidas em nosso dia a dia?

Para o autor de horror H. P. Lovecraft, esta era a forma correta de imbuir o horror nos corações de seus leitores. Casos isolados, misteriosos e sem absolutamente nenhuma explicação resolvida eram muito mais terríveis do que as invasões de grandes proporções.



Se você tem algum mínimo de cultura nerd, está familiarizado com a mais popular obra de Lovecraft. Ele é o criador do mito (mito?) Cthulhu, personagem recorrente em memes pela internet e responsável pela destruição do horror Justin Bieber em South Park.

Então, quer dizer que ele não é tão ruim assim, certo?

Lovecraft escrevia de forma a dar a entender que merdas acontecem quando você resolve mexer com o desconhecido, porque o desconhecido quer permanecer assim e, que se dane, porque merdas acontecem. Você decidiu mexer com túmulos? BAM!! Amaldiçoado. Por quem? Pelo que? Por quanto tempo? Como? Quem se importa?? Você está amaldiçoado. Essa era a filosofia de Lovecraft, se você mexe com quem está quieto, as consequências serão terríveis.

Foda-se!! Por que? Por que eu quero... Dwashahshashajsh...

Mas, o que Lovecraft tem a ver com zumbis? Bem, só tudo. Em 1921, o autor escreveu o livro que se tornou um dos primeiros a descrever zumbis como seres mortos que retornam à vida graças à intervenção humana, Herbert West - Reanimator.



O conto, publicado em diversas partes, narra a vida do Dr. West, em princípio um estudante de medicina que se torna obcecado com o desafio que a morte apresenta aos médicos e, por isso, decide criar um soro que possa trazer os mortos de volta à vida. Não porque seja nobre, não porque ele tenha perdido algum ente querido, mas simplesmente porque seria fodasticamente demais...

E porque ele queria alguém pra conversar...

A história é vista através dos olhos de seu amigo, colega de profissão e ajudante sem nome, que acompanha as tentativas do Dr. West desde o início na faculdade de medicina, até o momento em que aperfeiçoa seu soro para reviver mortos de forma definitiva. O soro de West deve ser aplicado em corpos recém falecidos e com o mínimo de intervenção química, o que faz com que a dupla faça coisas inimagináveis para conseguir defuntos cada vez mais frescos.

Os zumbis trazidos de volta não são devoradores de pessoas e não infectam os outros, eles são assassinos completamente descontrolados que deixam um rastro de corpos destroçados e sangue por onde passam. Não há explicação sobre como funciona o soro ou o que os motiva, eles simplesmente querem destruir.

E bem, se sobrar tempo, se divertir um pouco...

O livro se tornou um excelente filme, que hoje é um cult do gênero do horror, Re-Animator, com humor negro de sobra, o filme retrata com algumas diferenças em um mundo moderno, as ambições de West.

Mas além dos mortos vivos que assombram o bom doutor e seu parceiro por anos, um vislumbre do que seria o mundo além do nosso, com sombras e vozes ameaçadoras também os acompanha e se faz cada vez mais presente e real a cada vez que eles realizam suas experiências. O que seria esse mundo? Bem, de acordo com o horror de Lovecraft, não é da sua conta e você não precisa saber, apenas saiba que está ali (provavelmente, ou você está louco) e que vai te pegar eventualmente.

Não se preocupe, quando vierem te buscar, vai ser horrível, assustador e doloroso... pensando bem, se preocupe...

A obra de Lovecraft está disponível na internet pra quem quiser. A maioria são contos curtos, que você pode ler em uma sentada e depois ficar apavorado por algumas semanas. Recomendo para aqueles que curtem zumbis, o conto supra-mencionado do "Reanimador" e "O Caso de Charles Dexter Ward".

Link para o conto (original inglês, não encontrei em português): http://www.dagonbytes.com/thelibrary/lovecraft/reanimator.htm

4 comentários:

  1. Ótimo texto, ficaria perfeito com link para o filme e o conto.

    ResponderExcluir
  2. Boa. Adicionei o link pro texto original, infelizmente não achei em português. o/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Segue link com os contos do cara.
    http://www.sitelovecraft.com/ficcao.html

    ResponderExcluir