sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resenha: Apocalipse Z


Acabei de terminar de ler o segundo livro da trilogia "Apocalipse Z", do espanhol Manel Loureiro. Muito interessante.

Pra quem não conhece, Apocalipse Z começou como um blog onde Loureiro (que é advogado, como o personagem principal/narrador sem nome, conhecido somente como "Advogado") escreveu e que teve um sucesso enorme, sendo seguido por milhares de pessoas, tornando-se assim um livro de sucesso, lançado na forma de uma trilogia, começando por O Princípio do Fim.

Em seu blog, ele tratava da situação fictícia de um vírus que se espalha pela Europa Oriental, chegando lentamente a todo o mundo, mas de forma definitiva e letal. O vírus (que recebe um nome posteriormente), reanima cadáveres daqueles que foram infectados por ele, transformando-os em zumbis comedores de gente que só morrem quando atingidos na cabeça com tiros ou pancadas muito bem dadas. O livro/blog tem uma narrativa dinâmica em primeira pessoa onde sempre temos que esperar que o Advogado se sente ao fim de um dia (ou vários) pós-batalha para contar o que houve no intervalo, bem interessante.

Atenção, SPOILERS!!!

No livro, o Advogado que mora sozinho em uma casa com seu gato Lúculo, tenta fugir para um local seguro, deixando sua casa, onde está sozinho e isolado, antes que fique louco. Durante a jornada, ele encontra dificuldades pelo caminho e sua vasta gama de conhecimentos "inúteis" se mostram vitais para enfrentar os mais diversos problemas.

Assim que encontra mais sobreviventes, ele passa a ver que os não-mortos (como são chamados os zumbis) não são assim tão terríveis ante o que os seres humanos ainda podem fazer.

Fim do SPOILER!

Apocalipse Z - Os Dias Escuros, conta a continuação dos personagens após encontrarem um local livre de não-mortos e passam então a enfrentar problemas políticos em um mundo pós-apocalíptico onde os governos não possuem legitimidade e precisam usar de força pra se manter.

Assim como o primeiro livro, Dias Escuros consegue ser tenso a ponto de você não querer parar de ler um segundo e ainda ter que ficar se segurando pra não dar uma olhadinha na página seguinte e ver se o personagem ainda continua lá, vivo. Especialmente pela forma que foi escrito, alternando entre os personagens, Dias Escuros consegue ser tão ou ainda mais emocionante do que o primeiro livro. Agora, para nós brazucas, resta-nos aguardar pelo 3º livro, que foi lançado na Espanha em Maio de 2011 e ainda deverá demorar alguns meses para chegar até nossas lojas.

Apocalipse Z - O princípio do Fim - Ed. Planeta - Preço: R$35,00 (Média)
Apocalipse Z - Os Dias Escuros - Ed Planeta - Preço: R$37,90 (Média)

0 comentários:

Postar um comentário