domingo, 12 de junho de 2011

Resenha Filme: Shaun of the Dead (Todo Mundo Quase Morto)


Sem dúvida alguma, este filme é a melhor (e única) comédia romântica com zumbis já lançada no cinema (no caso do Brasil, saiu direto em DVD). O filme tem o típico humor inglês, bem non sense e totalmente inspirado no grupo Monty Python (que humor não é?). O filme deveria ter sido lançado juntamente com a refilmagem de Snyder de Madrugada dos Mortos, mas acabou sendo lançado poucas semanas depois para não ter que concorrer diretamente com este.

O pano de fundo do filme é basicamente o mesmo de vários filmes do estilo, com a crise de zumbis se espalhando silenciosamente pela sociedade, poucos dão importância às notícias desencontradas, nosso "herói" é um destes. Shaun é um sujeito paradão, sem iniciativa, que vai indo no balanço das ondas, sem se impôr ou se preocupar. Tem um trabalho medíocre, onde é um profissional medíocre e despretencioso. Tem uma namorada (Liz) que já está cansada dessa falta de iniciativa e decide pôr um fim no relacionamento. Seu amigo e colega de apartamento é Ed, um vendedor de maconha que faz pouco mais do que coçar o dia todo e jogar video game.

Decidido a mudar o rumo de sua vida, Shaun decide numa noite que irá se tornar uma pessoa melhor, mas seus planos são atrapalhados por uma inconveniente epidemia zumbi que acontece por todo o mundo naquele momento.

As situações são hilárias, a história segue um ritmo muito bom do momento em que Shaun se torna o pretenso líder de um grupo de sobreviventes e decide levar a todos para a segurança de um Pub onde passa a maior parte de seu tempo livre.

O típico humor britânico domina quase todos os momentos, o non sense de Ed é ótimo pra contrapor a seriedade com que Shaun tem que lidar com todas as situações como um líder. Além da forma que retrata a sociedade britânica, retratada aqui como se já fossem zumbis antes mesmo da doença se espalhar. A grande sacada do filme é justamente esta. A sociedade retratada é tão mecânica e impessoal que ninguém sequer nota a diferença quando os zumbis aparecem. Se não fosse pelo fato de eles serem devoradores de pessoas com feridas abertas, passariam despercebidos.

O filme se tornou um dos melhores filmes de todos os tempos na Inglaterra e segundo Stephen King, é um clássico do tipo. O DVD traz diversas cenas interessantes e making off do "zombie walk". Muito bom.

Trilha sonora 10, com sucessos britânicos e uma cena que entrou pra história: zumbis "aclamando" uma música do Queen no momento de maior desespero.

Pra qualquer um que aprecie uma boa comédia e história, Todo mundo quase morto é obrigatório, além do que, tem zumbis...

0 comentários:

Postar um comentário