terça-feira, 21 de junho de 2011

Resenha: The Walking Dead - A HQ


Uma das coisas mais irritantes em qualquer filme de zumbi é o fato de que nunca sabemos o que ocorre depois. É sempre deixado um "gancho" em aberto. Uma das razões disso é que um tema tão rico e com tantas possibilidades não pode de maneira nenhuma ser resumido em apenas 2hs de película. E por isso o gibi de The Walking Dead é tão diferente e querido.

Lançado em 2003 por Robert Kirkman, The Walking Dead (no Brasil, foi lançado com o nome "Os Mortos Vivos) é uma série mensal de quadrinhos que conquistou o espaço através do tempo e da qualidade do roteiro. Em algumas edições, o menor dos problemas dos personagens é o fato de o mundo ter ido pro espaço e estar repleto de zumbis devoradores de carne.

A história se centra no policial Rick Grimes, que depois de ter sido baleado em uma troca de tiros, acorda de um coma sozinho em um hospital e descobre que enquanto esteve inconsciente, o mundo foi varrido por uma praga que matava e transformava seres humanos em zumbis. Sabendo disto, Rick passa a fazer o possível para reencontrar sua esposa Lori e seu filho, Carl, que fugiram antes que a praga tomasse conta do mundo.

Os zumbis da história são seres humanos que após infectados através de mordidas, morrem e retornam como zumbis com algumas características próprias. Eles possuem a capacidade de identificar humanos pelo olfato. São atraídos para locais por sons e apesar de serem seres completamente solitários, acabam se juntando em "manadas" que após algum tempo, reunem milhares de indivíduos que andam errantem em uma mesma direção. A forma de eliminação é a mesma de sempre, golpes certeiros que destruam o cérebro.

De 2003 pra cá, foram lançados 85 números do gibi que a cada volume mostra e evolução dos personagens que com o passar do tempo, mudaram completamente. Nunca se pode confiar muito na continuidade de um protagonista porque ocasionalmente, todos morrem. A grande sacada é essa. Os verdadeiros "mortos que caminham" como o próprio Rick conclui, são os humanos que sobrevivem dia após dia, somente adiando o inevitável fim. Então nunca se apegue demais a um personagem, pois eles podem se transformar em zumbis em questão de 2 páginas ou pior, morrer por uma bala perdida da forma mais banal e corriqueira possível.


Michonne, uma verdadeira máquina de matar zumbis (e humanos)
  
Atualmente, os personagens passaram por um breve período de paz e o final desse capítulo trouxe uma reviravolta para a história, onde os protagonistas passam a questionar se a posição defensiva que tomaram é realmente a melhor e decidem partir para uma postura mais ofensiva após perceberem depois de uma batalha épica que os mortos vivos não são assim tão perigosos se tratados da maneira correta.

A história ainda tem muito espaço para evoluir pois diversas perguntas ficam em aberto quanto a possibilidade ou não de existência de outros locais seguros e sobre o destino que tomaram as autoridades responsáveis por combater a crise.

Existe um número de personagens tão grande que foram lançadas edições especiais só com a identificação destes para que os leitores consigam manter a identificação de quem é quem.

Em 2010 foi lançada a série de TV que destoa um pouco do enredo do gibi mas que foi muito elogiada pela crítica, com uma produção cuidadosa nos detalhes e que no final da temporada, deixou todos com aquele gostinho de "quero mais" que é fundamental para que um seriado tenha seu lugar no coração dos fãs. A primeira temporada contou com 6 episódios e a segunda, com laçamento previsto para o segundo semestre de 2011, contará com 12.

O gibi é sem dúvida uma leitura obrigatória para quem curte o tema e possui passagens bem violentas, com diálogos e conflitos pesados entre os personagens, sendo definitivamente um quadrinho adulto.

0 comentários:

Postar um comentário