quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Por que amamos odiar zumbis?

Estamos sendo rápidamente soterrados por uma avalanche de nossos terríveis inimigos, eles invadem nossos lares e a cada dia, mais e mais deles chegam e se juntam às fileiras de mortos vivos pré-existentes em todas as mídias possíveis.

Nos cinemas, na TV, nas livrarias e nos videogames. Zumbis enfrentam um novo BOOM e por todos os lados somos cercados por eles. Só para citar alguns exemplos, nos jogos temos chegando agora, Zombie Island, que já tem tudo pra ser sucesso absoluto com uma maneira nova de lidar com zumbis. Na TV vemos a série The Walking Dead conquistando fãs no mundo inteiro, livros como Apocalipse Z e Guerra Mundial Z estão se tornando sucessos de venda e já garantindo adaptações para o cinema. E o cinema? A cada dia nos traz novos títulos (nem todos de qualidade, lógico) para alimentar a nossa fome pelos nossos amigos devoradores de cérebro.

Mas por que temos tanta fascinação por este inimigo tão recente (zumbis ainda não completaram um século de existência em nossa cultura) que nos faz querer mais e mais?

Uma das  razões é que zumbis nos trazem a possibilidade de deixar aflorar o nosso lado mais primitivo, mais selvagem. Nós não precisamos nos preocupar em abater um número absurdo deles, pois eles sequer sentem dor. Eles não sentem nada, não possuem consciência do que são ou de quem eram. São meras cascas vazias movidas por alguma força desconhecida que os faz comer e andar, nada mais. Assim, problemas de moral não existem contra o inimigo total da humanidade. Não existirão aliados a eles, nem defensores. É o inimigo perfeito.

Nós também nos sentimos aprisionados a uma vida de rotina, onde temos que seguir regras estritas de convivência em uma sociedade que muitas vezes esmaga nossa autonomia e um mundo assolado por zumbis é a desculpa perfeita para deixar seu lado "Um dia de Fúria" aflorar sem nenhum medo de julgamentos morais.

Existe obviamente aquele lado desconhecido em nós mesmos, que muitos desejam conhecer. A sensação de desafio, afinal, VOCÊ tem o que é necessário para sobreviver em um mundo onde muitos dos nossos luxos não estariam mais presentes? Muitos de nós desconhecem a forma como reagiriam em situações extremas de sobrevivência, e por isso vemos cada dia mais pessoas buscando adrenalina através de esportes radicais e uma vida mais longe do mundo urbano.

Isso implica em um desejo oculto em cada um de nós, que espera um dia acordar, olhar pela janela e ver que a sociedade está a beira do completo colapso e que desse momento em diante, é cada um por si em um mundo onde passamos para a base da cadeia alimentar.

Pagar o seu cartão de crédito, ir a festas sociais onde você não gosta de ninguém, lembrar do seu aniversário de casamento serão coisas do passado. Sua vida agora é sobreviver e proteger aqueles que você preza.

Por isso, nos entregamos ao secreto pecado de desejar a cada dia que toda a sociedade se veja em uma situação tão extrema. Tão preocupados contra um inimigo comum que todas as diferenças se tornariam mesquinhas. Desejamos um inimigo que possa nos varrer da face da terra para que possamos ver a humanidade finalmente se unir sem ressalvas.

Enquanto isso, nutrimos nossa imaginação com jogos, filmes e livros, esperando que algum dia, sejamos nós os personagens principais dessa história.

Um viva aos nossos inimigos, que nos tornarão mais humanos do que nunca.

0 comentários:

Postar um comentário