quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sobrevivendo em um novo mundo 2 - Comida - Pt. 2

Já tratamos aqui sobre quais alimentos serão os mais interessantes a se manter quando do início do Dia Z. Com um pouco de otimismo, podemos conseguir sobreviver com comida enlatada e água de chuva por um período prolongado, mas sejamos realistas, e se a coisa se estender por longos períodos?


Hora do plano B...


Se você seguiu nossas dicas, neste momento de grave crise, meses após o confuso e mortal Dia Z, você já se encontra em segurança em seu lar, cercado por altos muros. Zumbis esporadicamente aparecem vagando aqui e ali, mas nada a temer, pois isoladamente, não são nenhuma grande ameaça e você os despacha silenciosamente.

Entretanto, suas reservas de comida estão diminuindo assustadoramente, especialmente no que diz respeito às carnes e perecíveis. Existem pomares por perto, mas a produção não é constante o ano inteiro e você precisa conservar a comida nestes períodos de escassez. Neste momento, surge a questão de vida ou morte...


Assado ou cozido?


Frutas e carnes são fundamentais para manter sua alimentação balanceada. Consumí-las frescas é a melhor forma de aproveitar todos os nutrientes, mas eletricidade para geladeiras e freezers é uma realidade distante e você deve conservar estes alimentos da maneira mais eficaz possível para que seja possível manter suas qualidades nutricionais.

Desidratação e salgagem

Água é vida, certo? Então, o que não queremos em nossa comida?


Acima: Excesso de vida...


A desidratação é um método antiquíssimo de conservação. Retirar a água dos alimentos evita que microorganismos se desenvolvam ali e consumam o alimento, estragando-o. Em carnes, o processo se dá expondo a carne, previamente salgada (o sal evita que moscas pousem e coloquem ovos e ainda ajuda no processo de desidratação), ao sol e ao vento, mas protegendo-a de maneira que insetos não pousem. Carnes conservadas dessa maneira podem ser guardadas por meses sem a necessidade de uma geladeira, desde que sejam mantidas em um ambiente seco e fresco.


Tuttankamon curtiu isso...

Frutos, da mesma forma, podem ser conservados dessa maneira. A exposição ao Sol por um determinado período irá eliminar a água presente, tornando o fruto menor e passível de armazenamento por um período longo sem a perda de seus nutrientes e vitaminas.

Cristalização

Da mesma forma que o sal, o açúcar também possui um potencial de conservação e a cristalização nada mais é do que o processo de substituição dos sucos naturais dos frutos por açúcar, para que se conserve por longos períodos.


Siga a lógica da alimentação saudável. Se parece horrível e tem gosto horrível, coma...

Esta substituição se dá através da fervura em caldas saturadas de açúcar e secagem ao Sol dos frutos, por diversas vezes até que todo o líuido tenha sido completamente substituído por açúcar. Da mesma maneira, os frutos que passam por este processo se mantém comestíveis por longos períodos, apesar de perderem alguns de seus nutrientes.

Este é o mesmo processo sofrido pelo mel que, supostamente, pode durar para sempre.


Defumação

Este delicioso e saboro processo poderá se tornar vital em caso de apocalipse zumbi. Com ele, você talvez não irá precisar se privar de uma das maiores delícias do universo...


Refeição dos campeões...


A fumaça proveniente da queima da madeira possui elementos bactericidas (isto é, que matam bactérias... bactericídio, assassinato de bactérias, zumbicídio, assassinato de zumbis, esquilocídio, assassinato de esquilos, etc...) e a temperatura alta ajudam a desidratar a carne, dando a ela resistência especial ao tempo.

De todas as maneiras, é uma das mais simples e pode ser utilizada para basicamente qualquer tipo de carne e boa parte de legumes e vegetais. O processo pode durar cerca de 48hs, mas se a carne for deixada por mais tempo, ela irá se conservar absurdamente mais, desde que devidamente salgada e protegida de moscas e outros animais que possam colocar ovos na carne.


Imersão em gordura

A mais sagrada das formas de conservação de carnes. A gordura, esta sua companheira que nesse momento repousa entre você e o teclado, possui algumas propriedades mágicas, sagradas, pra não dizer divinas. Pode ser usada como combustível, lubrificante de máquinas, alimento e ainda por cima, pode fazer sua comida durar para sempre (tá não para sempre, mas muito, muito tempo).


Possível receita da imortalidade...

O objetivo é o mesmo das outras formas, retiram-se os líquidos da carne através de um cozimento lento e constante em fogo baixo, onde a gordura e os líquidos vão saindo da carne. Após várias horas, só restará a sagrada banha e nenhuma água. Após isso, a carne é colocada imersa nessa gordura e pode permanecer em temperatura ambiente que irá se conservar por vários e vários meses.


O conteúdo deste pote irá sobreviver aos seus netos (se ninguém comer primeiro, claro)


Claro, essas são as maneiras mais simples e utilizadas de se manter carnes e outros alimentos, especialmente no Brasil em regiões onde a energia elétrica ainda não é uma constante completamente confiável. Eu particularmente sou fã e um usuário fiel dos últimos dois métodos para preparar carnes.

Em breve vamos tratar da forma como essa comida poderá ser obtida... a caça!!

5 comentários:

  1. Corra para a loja de suplementos mais proxima, são fontes de carboidratos e proteinas em pó que tem validade de até 5 anos !

    ResponderExcluir
  2. eeeeeeeeeee \0/ agora poderei sobreviver os três dias de plena escuridão,e os três meses sem luz \0/ valeu rsrsrs

    ResponderExcluir