domingo, 19 de fevereiro de 2012

Os 5 estágios do luto no apocalipse zumbi...

Já foi dito aqui que, diante das estatísticas de um cenário de epidemia zumbi com 90% da humanidade sucumbindo e ainda com uma pitada de lei de Murphy para completar a equação, é bem provável que você termine no time que está ganhando e não no dos derrotados...

Acima: Time vencedor...

Também é necessário entender que nem sempre a infecção zumbi virá de maneira rápida e brutal. Não, você não poderá contar com a morte fulminante e horrível de ser devorado por dezenas de zumbis, o que tornaria sua morte mais rápida. Espere por mordidas ou arranhões sutis que irão infeccionar e após 2 ou 3 dias de dor, febre e delírios, te transformarão em um novo soldado das hordas de mortos vivos.

Diante desta realidade, se torna necessário lidar com estes momentos que antecedem sua transformação.

É sabido que nós seres humanos lidamos com más notícias de uma maneira previsível. Esse processo é chamado de "estágios do luto" e é composto por 5 momentos diferentes que sucedem um ao outro de maneira ordenada. Pular um destes estágios pode prejudicar a forma como nos recuperamos dessa má notícia, então entenda cada uma destas fases:


1) Negação (Zumbi? Que zumbi? Não diga essa palavra!!)

"Ei, o que é isso no seu braço?"
"Nada...erm... deve ter sido só uma picada de inseto"...


Mosquitos no apocalipse zumbi podem ser realmente agressivos.
  
Sempre começa assim. Você é um mentiroso!!! Um hipócrita!!! Por anos você defendeu que um infectado deve reconhecer sua condição e fazer a coisa honrada, acabar com a própria vida (ou não).

Infelizmente, a fase da negação impede que reconheçamos que estamos condenados a nos tornar aquilo que combatemos. Nesta fase, a vítima não poderá jamais dar o passo além e se exterminar. Ainda existe a esperança que aquela mordida pútrida e inflamada não tenha sido afinal, obra de um zumbi. Oras, ninguém fez o exame de sangue para saber exatamente o que ele tinha, e quem sabe, você talvez seja o Will Smith da humanidade e seja imune ao vírus. Talvez, essa mordida seja a chave para a cura da epidemia zumbi. É sua obrigação moral se manter vivo para salvar os demais...


2) Raiva (fodam-se os zumbis!!!)


Malditos sejam todos eles!!! Vermes nojentos que se recusam a morrer!! Vamos destruir todos eles!!

A raiva é a fase em que se direciona o ódio para um culpado da condição pela qual passamos. Neste caso, os zumbis se tornarão alvos da ira cega do infectado que afinal, já começa a sentir que, ao contrário do que sua mãe lhe contava, não é assim tão especial e está lentamente sucumbindo à infecção.

Esse momento é também aquele em que possíveis movimentos kamikazes ocorram. É bem provável que o ódio faça com que você tome atitudes impensadas e ataque os zumbis de maneira pouco eficaz e com equipamento completamente inadequado para a situação.


THIS IS SPARTAAAA!!!

Mas não se preocupe. Passando por esta fase, as coisas ainda vão piorar muito...


3) Barganha (você está aí, deus? Sou eu, o mordido...)


Eis o momento em que você começa a aceitar sua nova condição de futuro ferrado. A febre, os delírios e os flashbacks com momentos em câmera lenta estão cada vez mais constantes e sua aparência nada saudável denuncia que talvez não seja só uma pequena gripe que te pegou.


"Ei... erm... vejo que você parece melhor agora de manha e... erm... isso aí no seu olho é pus?"

Nesse momento, você finalmente percebe que somente uma força maior pode te salvar da transformação que irá ocorrer nas próximas horas. Nestes momentos, com a baixa oxigenação do sangue, você irá recorrer a figuras místicas divinas que supostamente poderiam salvar sua vida e acabar com toda a dor da humanidade.


Algumas delas inclusive já atendem a causa zumbi...

Desesperado, você promete nunca mais colar chiclete no cabelo de seu irmão mais novo, nunca mais fingir que lançou a bola para o cachorro quando na verdade você a escondeu, nunca mais enviar LoLCatz e PowerPoints nas segundas feiras de manhã para os seus amigos, tudo pela cura.

Entretanto, seus apelos serão emudecidos por aquele gemido que cresce dentro de você. Você já pode sentir que os bifes mal passados já não são mal passados o bastante. Você passa a observar os seus companheiros com olhos diferentes, faminto e sem ter o que te satisfaça, você chega ao próximo estágio de...


4) Depressão (Buáá!! Fui mordido!!)




5) Aceitação (dá cá esse cérebro, anda...).


 Bem, afinal de contas, essa coisa de se transformar em zumbi talvez não seja tão ruim, certo? Oras, nesse ponto, zumbis já são a maioria esmagadora e talvez seja melhor se juntar a eles agora. Alíás, parando pra pensar melhor, os seus familiares e amigos também estão obviamente perdidos nessa coisa toda de matar mortos vivos e sobreviver. Cabe a você, agora que recebeu a iluminação, mostrar a eles que o melhor e verdadeiro caminho é abraçar a infecção zumbi com um belo sorriso.


Quem sabe até mesmo encontrar o amor de sua vida...

Assim, e chegada a hora de espalhar entre todos os seus companheiros a infecção. Use as escovas de dentes deles, lamba as colheres e tussa em todas as maçanetas. Eles não sabem o que é melhor pra eles, você sabe. E o fato de já estar condenado a uma eternidade como morto vivo vagando pela terra em busca de carne fresca não tem nada a ver com isso. Quando eles perceberem o que você fez, irão te agradecer após passar por estes mesmos passos que você passou.

Agora, para evitar qualquer mal entendido enquanto eles não chegam a essa fase de iluminação, fuja e se junte aos seus amigos novos companheiros que te receberão de braços esticados...


Mas antes, sugiro que faça uma breve leitura do livro de boas maneiras para zumbis, sabe como é para evitar gafes e constrangimento entre os seus novos pares...

A propósito, agora temos uma página no Facebook, curta-nos aí no quadrinho ao lado e fique sempre ligado nas novidades...

3 comentários:

  1. Na primeira foto é o Kiko Zumbi?

    ResponderExcluir
  2. Essa pergunta me assombra há anos, é um zumbi de "Todo mundo quase morto" (Shaun of the Dead), mas pode ser que o Kiko estivesse fazendo um bico.

    ResponderExcluir
  3. É uma referência a um personagem de uma série do mesmo diretor de "Todo mundo quase morto", Spaced.

    Eu vi o filme e nem reparei...

    ResponderExcluir