Um pouco de cultura policial não faz mal a ninguém, vamos lá...
A disciplina de luz e som é nada mais do que a forma inteligente de se movimentar em locais de forma mais dissimulada e "invisível" possível. É empregada especialmente nas progressões táticas ponto-a-ponto. Entretanto, o que parece ser simples na teoria se mostra bem difícil de aplicar na vida real.
Policiais em adentramentos em áreas de risco utilizam esta doutrina para evitar que suas posições e intenções sejam detectadas por criminosos em favelas, aglomerados urbanos ou em retomadas de locais dominados por bandidos com a existência de reféns. O fator ocultação contribui para que seja possível manter o "elemento surpresa" sobre seu alvo.
Da mesma forma, ao atravessar uma área infestada por mortos vivos, o sobrevivente deverá se manter oculto o tempo inteiro, pois um mísero ruído ou movimento detectado por um zumbi pode ser o bastante para dar início a uma reação em cadeia que pode resultar em você e todos os seus companheiros cercados e sem nenhuma esperança.
Ruídos devem ser completamente eliminados, para isso, deve-se checar mochilas, cintos, bolsos e demais aparatos que em movimento podem se chocar e produzir barulhos indesejados. Uma forma simples de checar se a disciplina de som está sendo obedecida é, completamente equipado, saltar algumas vezes no mesmo lugar e realizar movimentos bruscos para verificar se não há a existência de ruídos.
Da mesma forma, a disciplina de luz é eliminar quaisquer objetos que possam produzir reflexos ou que se destaquem excessivamente no ambiente em que o indivíduo está inserido. Facas, espelhos, fivelas de cintos, relógios e coisas semelhantes devem ser ocultados. Dê preferência para materiais não-reflexivos e se necessário, pinte esses objetos com pinturas opacas. As sombras devem ser utilizadas como abrigos temporários até que seja seguro se movimentar novamente.
Além disso, a doutrina ainda dita que a pessoa se movimente de forma cuidadosa pelo ambiente, sempre atenta a pequenas "armadilhas" (latas, galhos, poças de água) que possam produzir ruídos ou reflexos. Muitos sobreviventes jogarão no lixo uma preparação perfeita graças ao descuido de olhar por onde anda e pisar em uma lata ou derrubar uma garrafa vazia.
Outra coisa a se atentar é que a movimentação é sempre feita em pequenos grupos de no máximo 5 ou 6 pessoas. Se forem movimentar um grande número de sobreviventes, divida-os sempre em grupos menores, liderados por pessoas que tenham algum conhecimento do ambiente a ser atravessado e que consigam manter a calma. A travessia pode ser demorada e um único desesperado pode colocar tudo a perder.
Coisas simples como planejamento podem salvar sua vida. E ser brasileiro nessas horas, deixando tudo para a última hora pode ser sinônimo de morte.
O Sam Fisher já sabia disto :D Bom post
ResponderExcluirei tenho a solução para o reflexo de facas, tem modelos militares de 15cm capasses de de se ocultar no escuro por ja ser preta
ResponderExcluirGostei.Vou treinar um pouco e preparar minha mochila.
ResponderExcluir