sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sobrevivendo em um novo mundo 2 - Comida - Parte 3





Como tratado anteriormente, comida é algo fundamental para sua sobrevivência e é importante não só consegui-la, mas também, conservá-la.

Entretanto, no caso de um apocalipse zumbi prolongado, é provável que suas fontes de alimento fiquem limitadas a ponto de que você mal consiga manter o seu próprio sustento. Em situações assim, é necessário que se você passe a cogitar alternativas alimentares pouco ortodoxas. Buscar alimentos onde eles ainda são encontrados pode ser uma tarefa não tão difícil se você deixar de lado alguns preconceitos. E um destes preconceitos diz respeito a alimentação com insetos, chamada de entomofagia.





Que tal um copinho de urina pra ajudar a descer, Bear?


Apesar de muito (MUITO) pouco popular nos países ocidentais em geral, utilizar insetos na alimentação é uma rotina nos países hiper populosos da Ásia e naqueles onde há escassez para fontes de proteína, como na África. Insetos são fontes incríveis não só de proteínas, mas também de vitaminas e minerais necessários para nosso sustento e possuem um custo baixíssimo de produção e facilidade no manejo para se criar uma quantidade que possa sustentar um grupo considerável de pessoas.

Típico almoço dominical família na China... A coxa do frango assado é causa comum de mortes... [citation needed]


Em um mundo onde você irá "vender o almoço pra conseguir a janta", ter uma fonte renovável de comida é o que te privará da inanição. Com muito espaço, é possível criar algumas galinhas, porcos, ou até mesmo gado para sustento próprio. Infelizmente, estes (deliciosos) animais consomem muitos recursos em comum conosco. Especialmente água. Insetos por outro lado, requerem uma quantidade mínima destes recursos para produzirem a mesma quantidade de proteínas.


Insetos são os seres mais abundantes do planeta e se não forem fedorentos, coloridos ou amargos, muito provavelmente podem ser consumidos.

Alguns deles podem se opôr a essa idéia...

Para evitar enganos, atenha-se aos que você sabe que são comestiveis (besouros, formigas, minhocas, grilos, tenébrios, baratas e cupins). Apesar de poderem ser comidos crus, se for possível, cozinhe-os muito bem, pois alguns podem possuir agentes nocivos que podem infectar seres humanos caso o preparo não seja adequado. É interessante também que a origem seja conhecida. Animais de esgoto obviamente devem ser evitados, prefira aqueles que você apanha na natureza e crie uma cultura com eles. Outra coisa, insetos vítimas de inseticidas de qualquer espécie não podem ser consumidos, já que o veneno fica retido em seus organismos.

"Vermelho, laranja, amarelo, prefira um caramelo.
Preto, verde ou marrom, devore que é bom". - HowStuffWorks

Eu particularmente só tive a oportunidade de comer grilos e tenébrios. Sinceramente, não vi nenhuma graça, só estresse para tirar as cascas do exoesqueleto deles que teimam em ficar entre os dentes, mas o que são dentes sujos no apocalipse zumbi, certo?

CERTO?!?!?

Criar estes animais não é nada complicado, com os inúmeros passo-a-passo que existem por aí, basta ter os animais matrizes, que podem ser facilmente conseguidos no Mercado Livre (seria interessante se você já começasse a preparar seu paladar desde já) e começar uma pequena produção caseira.

Não ficou atraído por este tipo de alimentação? Bem, talvez seja um mero preconceito seu. Camarões, lagostas e caranguejos são nada mais do que grandes baratas marinhas que comem qualquer porcaria que passe na frente delas. Um grilo por outro lado, é muito mais seletivo com sua alimentação.


Viscoso, mas... gostoso?!?!?


Acompanhe-nos no Twitter e no Facebook e fique sempre por dentro das novidades.

2 comentários:

  1. Linkicha - Ótimos Links! Um novo agregador de links na internet: www.linkicha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Convido você a participar do mais novo agregador de links da web, o TOAKY.net mande seus posts e torne essa rede cada vez maior, para ter suas postagens na home é bem simples basta ser parceiro do site.

    Atualizamos diariamente, não perca essa oportunidade.


    NOVIDADE para os blogueiros de Plantão, agora no TOAKY.net você pode ver seu link cerca de 30 minutos depois de agregar na guia LINKS PARA AMANHÃ.

    Você envia o LINK e ele é divulgado na hora, e no dia seguinte!


    Toaky - Agregador de Links.
    www.toaky.net

    Eu tô aqui, e você?

    ResponderExcluir