segunda-feira, 18 de julho de 2011

Resenha - Madrugada dos Mortos (1978)


Dez anos após aterrorizar o mundo com seus zumbis lerdos em uma pequena cidade do interior dos EUA, George  Romero decidiu trazê-los para mais perto da realidade das grandes cidades, bem no momento em que os Shopping Centers passavam por um "boom" de popularidade.

Dando continuidade à história de A Noite dos Mortos Vivos, a praga zumbi continua se espalhando e seus efeitos são cada vez mais devastadores, especialmente nas grandes cidades. Grupos armados nas cidades do interior têm alguma eficácia, mas aqueles no meio de cidades com milhões de habitantes se vêem em sérias dificuldades.


Os sobreviventes

Um casal, juntamente com dois soldados da SWAT, se juntam após perceberem que a coisa definitivamente já estava completamente fora de controle e fogem de helicóptero para um Shópping Center e, após limpar o local dos zumbis que lá existem e de fechar todas as entradas, passam a viver ali como se tudo estivesse bem e como sempre, quando os zumbis deixam de ser um problema, são os humanos sobreviventes que terminam de levar a coisa pro buraco.


É nessas horas que sempre podemos contar com o bom senso de gangues de motoqueiros...


Romero novamente faz uma crítica à sociedade, demonstrando os excessos do consumismo desenfreado e como talvez isso possa servir apenas para um prazer temporário em uma vida tão vazia. Algumas passagens do filme demonstram isso, como quando os personagens se perguntam o porquê de tantos zumbis continuarem se reunindo ao redor do Shopping e a resposta mais óbvia é que "eles estão fazendo o que sempre fizeram."


Usuários da Claro jamais irão desistir dos planos prometidos...

O segundo filme da série "of the Dead" de Romero foi sucesso de bilhereria e, salvo alguns críticos mal humorados, também foi de crítica. Detalhes como o sangue brilhante dos zumbis e os tons azulados de pele dão ao filme uma aura de fantasia que muitos comentam.


    

A refilmagem de Snyder em 2004 bebeu muito na fonte de Romero, mas manteve seu próprio tom e estilo e da mesma forma, foi sucesso absoluto, valendo a pena assistí-lo também.

0 comentários:

Postar um comentário