sexta-feira, 22 de julho de 2011

Para sobreviver em um novo mundo 1: Fogo

Alguns itens e habilidades serão os divisores de águas entre você se tornar um sobrevivente ou mais um pedaço de carne podre ambulante. Cabe a você, enquanto ainda é tempo, aprender e se preparar para estar apto a viver em uma sociedade em que os itens básicos de conforto e vida moderna não serão tão fáceis de se aprender.

Ok, você está fazendo isso errado...

Começaremos com o item mais básico de todos, a força mais arrasadora da natureza. Que pode nutrir e destruir de acordo com a intensidade... o fogo.

Não deixe o sorriso maníaco te enganar, ele é um cara legal...

O fogo segue uma fórmula básica. Calor + Combustível + Ar =  Fogo. Foi simplesmente o que garantiu a sobrevivência do ser humano através dos ambientes mais inóspitos e contra os predadores mais terríveis. Nossa sociedade começou com o fogo e poderá terminar com ele daqui a bilhões de anos.

Não é fácil obter fogo pra quem não está familiarizado com as formas de fazê-lo.

Equipamentos

Isqueiros, pederneiras e fósforos são obviamente a maneira mais fácil de se obter fogo. Entretanto, em uma sociedade onde cada dia será uma nova batalha, pode ser um erro fatal confiar sua sobrevivência em equipamentos que você não sabe como produzir. Além disso, no mundo dominado pelos zumbis, não há mais produção de bens de consumo da forma que ocorria antes do Dia Z, sendo que cada fósforo ou sopro de gás usada, será uma a menos disponível em nosso mundo que jamais poderá ser substituída.


Assim falou o sábio Tallahassee...


Técnicas

Como já foi dito à exaustão aqui, é melhor ter conhecimento do que equipamentos que podem ser roubados de você por pessoas mais fortes ou melhor armadas.Assim, é ideal que você disponha de pelo menos uma maneira alternativa de acender uma chama. Economize seus fósforos e utilize-os somente em um último caso de necessidade extrema.

Para não ser pego de surpresa, não custa nada tirar o traseiro da cadeira um dia no fim de semana e praticar um pouco. Tenho certeza que você mesmo se sentirá orgulhoso da conquista de uma nova habilidade...

Aqui vão 3 formas diferentes e relativamente fáceis de se acender fogo.

Atrito direto

O atrito é a forma mais fácil de obter fogo. É fácil gerar calor suficiente para acender uma fagulha. Desde que você esteja em um local que disponha de combustível para a fogueira (lenha, papel, plástico), não é difícil criar fogo assim.

Você irá precisar de dois pedaços de madeira. Um deles será a base e o outro, o acendedor.



Faça uma ranhura na madeira que irá servir de base, para que a madeira que for usada como acendedor não saia do lugar que deve ser aquecido. Primeiramente, faça movimentos mais lentos, para produzir um pouco de serragem, que se inflama mais cedo. Coloque também alguns fiapos secos de casca de árvore para facilitar.

Em seguida, comece a movimentar mais rapidamente e com a maior força possível (cuidado pra não quebrar a madeira), até que aqueça o bastante para fazer fumaça e obter algumas fagulhas. Isto será o suficiente para incendiar o material. Para manter a chama, sopre cuidadosamente e vá adicionando mais material combustível aos poucos.

Essa, na minha opinião, é a forma mais fácil para quem não tem experiência.



Atrito com arco




Essa forma pode ser um pouco mais complexa no início, mas com um pouco de prática, se torna uma forma bem interessante. Você pode usar um cabide e uma pequena corda ao invés de fazer um arco e pode obter fogo em segundos.


Reflexo em lata

Método que pode ser bem conveniente em uma sociedade onde tanto lixo sobra pelos cantos. Basta usar algum material para polir o fundo da lata (pasta de dente, chocolate) e torná-la o mais reflexiva possível. Com isso, ela funcionará como uma lupa e basta concentrar o foco do sol no que for mais "queimável" a uns 2cm do centro da lata.

_________________________________________________________________

Claro, existem algumas regras gerais. O fogo deve ser feito preferencialmente sobre uma superfície mais lisa (forre o chão com pedras), seca e onde possa haver um pequeno fluxo de ar.

O fogo é essencial se você quiser sobreviver no mundo zumbi. Uma fogueira aquece e renova o espírito. Pode te dar novo ânimo pra enfrentar um novo dia de sobrevivência e, claro, é uma arma devastadora contra mortos-vivos putrefatos e cheios de gases de decomposição extremamente inflamáveis só esperando por uma fagulha para...


Só não faça isso perto de florestas...

0 comentários:

Postar um comentário