terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Resenha: Apocalipse Z - A Ira dos Justos



Concluindo a sua trilogia (e que trilogia), finalmente foi lançado no Brasil a última parte de Apocalipse Z, de Manel Loureiro. A Ira dos Justos traz a história de onde parou, *SPOILER* com o Advogado, Lúcia, Prit e´o gato Luculo fugindo de barco de uma quase condenada ilha de Tenerife*SPOILER*.

Agora eles se vêem enfrentanto um problema decididamente muito maior do que o dos zumbis. Fanáticos religiosos racistas e até mesmo norte coreanos comunistas são os grandes inimigos dos nossos sobreviventes em um cenário onde quem sabe, os zumbis possam estar começando a perecer contra um inimigo inimaginável e uma droga seja eficiente para combater a infecção do vírus TSJ.

O ritmo continua acelerado, com mudança de cenários durante o livro em que diversos personagens terão seus destinos interligados cedo ou tarde, na conclusão da história, onde se conhecerão quem afinal, são os Justos.

No fim, achei a conclusão satisfatória e com um bom número de questões respondidas sobre destinos de personagens, outras questões deixadas em abertos poderiam até mesmo render spin-offs do livro, mantendo um mesmo nível de leitura.

Agora, nos resta aguardar a adaptação para os cinemas que já vem sendo preparada. Se for nos mesmos moldes de outros filmes de terror que andam vindo da espanha (REC, REC²), podemos ter boas expectativas.

Apocalipse Z - A Ira dos Justos - 398 páginas - Ed. Planeta - Preço: R$29,90

6 comentários:

  1. Carai véi!! Os ultimos dois livros foram muito fodas!!! Tomara que esse terceiro seja o melhor :D

    ResponderExcluir
  2. O 1º é top. O 2º é fraquíssimo. O 3º se redime e volta a ser excelente. Mas com LOTR o Tolkien tb não é exatamente assim? No final, nota 9 para a trilogia.

    ResponderExcluir
  3. O terceiro livro da trilogia e lamentável. Vilões politicamente incorretos e toscos psicologicamente, personagens que saem de situações limites por meio de soluções completamente absurdas (ate em livro de zumbi a gente tem limite para abusos de deus ex-machina). Um ridiculo exercito norte coreano, completamente desnecessário para a trama (manel fica nos devendo a explicacao de porque os norte coreanos tem que ir ao mississipi sequestrar um petroleiro ao inves de buscar petroleo na siberia ou no alasca, muuuuuito mais perto do pais deles) e dialogos constrangedores, que lembram mais um livro de catecismo de moral barata, compõem esta história tola. O autor se perdeu após o primeiro livro que realmente e surpreendente e recomendo a leitura. Em resumo, Não perca seu dinheiro e tempo com este ultimo livro.

    ResponderExcluir
  4. Bernardo nem intende a leitura, na leitura do segundo livro fala claramente que muitas petroliferas explodiram pois nao houve tempo de desligar e nao seria seguro sair por ai sem saber o que fazer, mas lá eles sabiam que tinha pessoas vivas e poderiam roubar o petroleo sem problema, por isso eles nao foram na merda da siberia ou alasca! e se nao fossem os norte coreanos talvez os hilotas (ou justos) nao conseguissem vencer, de certo modo, os arianos.

    ResponderExcluir
  5. Cara a triologia é perfeita!!!

    Com toda certeza o primeiro livro é o melhor, como foi escrito em forma de diário, e a boa organização dos eventos que acercam o personagem principal, torna a leitura deste livro muito empolgante.

    As continuações não têm a mesma dinâmica de leitura, porem completam a história e são muito bem escritos...

    Quanto aos Norte Coreanos, o Sr. Bernardo não leu o livro com a devida atenção!!! Claro que o principal objetivo deles não era o maldito petroleiro.... Eles, os coreanos, sabiam da ação do fungo (isso foi dito nas primeiras partes do livro onde eles aparecem na história), eles tbem sabiam q todo o mundo havia ido para o espaço, e que seria uma questão de tempo para que os não mortos perecessem pela ação do fungo, e assim, eles os coreanos, tornariam-se dominantes, pois era a única nação que havia sobrevivido ao apocalipse.

    Alem da possibilidade de se abastecer de petróleo, eles tinham a necessidade de verificar com seus próprios olhos que tipo de organização havia sido feita nos EUA, já que eles estavam fretando petroleiros para cruzar o oceano atlântico , assim o coreanos saberiam qual eram as possibilidades que teriam contra o velho inimigo.

    Quanto aos demais vilões da história... Nada Absurdo!!!

    São em situações extremas assim (tipo apocalípticas também) que babacas como Green conseguem sua ascensão... Hitler usou a pior crise vivida pela Alemanha, para dar fundamento aos seus discursos, assim pode justificar e fazer toda a merda que fez.

    O terceiro livro é tão bom quanto o primeiro... É o final da trama!!! E apesar das mortes de personagens muito queridos por nós leitores, é de se compreender que se trata de um livro sobre um apocalipse zumbi... Geralmente tragédias não têm finais felizes.... (tipo Walking Dead... o autor mata seus personagens e ponto.)

    Agora se vc quer ler algo feliz, vai ler Crepúsculo.

    ResponderExcluir
  6. "Agora se vc quer ler algo feliz, vai ler Crepúsculo."

    hueheuehueheuehuehe

    ResponderExcluir